Tal como partilhei convosco no último Bauy de Mochilão, a nossa estadia chegava ao fim na capital da Albânia para seguirmos caminhos para as praias de águas azuis e quentes.

Dia 2 saíamos do centro de Tirana rumo ao aeroporto, não para viajar de volta, mas sim para alugar um carro, algo que foi extremamente barato, cerca de 30€ por dia.

Tempo de ligar o GPS, rumo a Dhërmi, que ficava a mais de 3h de viagem! Ainda assim, o tempo de viagem valeu totalmente a pena, para além da vista totalmente impressionante do topo das montanhas, aquando da chegada a Dhërmi, tornou-se claro que era dos sítios mais bonitos onde já tive durante a minha vida toda.

Ficamos numa Villa privada, com casas modernas e com praia privada. Com isto, a primeira coisa que fizemos, por volta das 18h, hora a que chegamos, foi correr para a praia e dar o nosso primeiro mergulho das férias. A vista era deslumbrante, de um lado o Mar Mediterrâneo e do outro as montanhas que guardavam Dhërmi quase como um segredo.

A comida, já bem mais cara do que em Tirana, era ótima! Imensas opções italianas ou pratos de peixe deliciosos, muito semelhantes aos que temos em Portugal, no entanto, afirmo, fazemos batatas MUITO melhor 🤣

Tínhamos dois dias nesta cidade, portanto optamos por ir conhecer a vida noturna neste dia. Grande parte dos beach clubs estavam encerrados por estarmos na “off-season” mas, ainda assim, conseguimos encontrar um bar de praia onde dançamos a noite inteira com um grupo de pessoas de vários cantos do mundo – Nova Zelândia, Florença, Montenegro, etc

Dedicamos o dia seguinte à recuperação de energia e optamos por ficar pela praia da nossa Villa durante o dia todo.

Tínhamos o check em Dhërmi, estava na altura de seguirmos para a última grande cidade da nossa viagem – Sarandë.

Ainda que mais bonita, Sarandë é quase uma Albufeira da Albânia. Bastante mais urbana e modernizada, a cidade estava cheia de vida, quer fossem residentes ou turistas.

O dia de chegada foi passado na praia, não fosse esse o ponto turístico albanês que mais queríamos focar. Acabamos essa tarde a beber Moscow Mules no Jericho Cocktail Bar, um sítio pequeno com vista para a marina.

Com o anoitecer, fomos também em Sarandë perceber a vida norturna, com ideia de voltar para casa cedo. Sentimos muito a questão de estarmos lá em “off-season” que, na minha opinião começa a ser praticada demasiado cedo. Estavam 30 graus e, de alguma forma, era difícil encontrar bares de praia ainda abertos em outubro.

Último grande dia e tínhamos a atividade que mais nos entusiasmava a todos marcada! Uma tour de barco, privada, durante 6h. Um pequeno barco opearado por residentes da região, mostrou-nos vários pontos absolutamente imperdíveis e acessíveis apenas por barco. Adivinhem, esta tour custava 20€ por pessoa 🤣

(camisa)

Nesse mesmo dia, fomos até Vlorë, cidade grande mais próxima de Tirana. Era ponto estratégico para apanharmos avião de volta para Portugal, em Tirana, na manhã seguinte.

Ainda assim, senti que Vlorë é uma cidade enorme, cheia de potencial, o que me deixou triste por saber que não a podia experienciar, por falta de tempo.

A tradição da viagem anual da grupeta estava concluída e vínhamos todos bastante felizes com a escolha do destino.

(camisa)

Creio que, para mim, não tenha sido a última vez que visito a Albânia, sendo que da próxima quero passar pelo Norte, para um tipo de paisagem diferente.

Mochila desfeita, resta-me pensar qual será o próximo destino ✈️